Sexo na Menopausa

sexo na menopausa

"Sempre ouvi dizer que à medida que a mulher envelhece diminui seu apetite sexual. Mas comigo tem sido bem diferente: desde a menopausa sinto uma vontade e um desejo maior. Isso é normal?"

Maria Cristina, Rio Branco (AC)

sexo na menopausa

Ana Fraiman

As mulheres de mais idade foram educadas para acreditarem que sexo é feio e pecaminoso, sujo e indesejável. Especialmente depois de certa idade. Some-se a isso o fato de que também os homens tiveram a cabeça feita para acreditarem que certas práticas não deveriam ser feitas com a santa-mãe-esposa, mas só com as “outras”, as que não prestavam. Na cabeça deles, havia as moças para casar e as moças para aproveitar, outro fator gerador de insatisfação e desencontros.

Hoje em dia, com a nova mentalidade, com a maturidade e, principalmente, graças a autoconfiança e amor, as pessoas de mais idade venceram seus preconceitos e complexos e descobrem-se – espantadas! – ardorosas amantes. O desejo não depende apenas de hormônios, mas de todos esses fatores sociais, educacionais e afetivos. Para as mulheres cuja sexualidade foi sempre uma vivência desagradável e mesmo desastrosa, a menopausa é uma boa desculpa para evitar o sexo. Caso contrário, não há por que “esfriar”, especialmente quando se tem boa saúde e paixão no coração.

Fonte: Coluna VELHICE da revista CLAUDIA (publicados entre as décadas de 80 e 90) - Por Ana Fraiman

VELHICE - Como conviver com essa realidade
Ana Perwin Fraiman - psicóloga, com curso de aperfeiçoamento em Gerontologia Social pelo Instituto Sedes Sapientiae, SP. e pós-graduada em Psicologia Social pela USP.

 

  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.



Deixe uma resposta