Essa questão causa confusão na hora da escolha.

Ocupação, profissão e carreira

Profissão: é o nome da atividade na qual você pretende trabalhar e a que escolhe na hora de prestar vestibular. Por exemplo, Medicina é a profissão do médico e Psicologia é a profissão do psicólogo.

Ocupação: é aquilo com que a pessoa se ocupa no seu dia a dia de trabalho. Por exemplo, eu posso ter a profissão de psicólogo e a ocupação de psicoterapeuta clínico (atender em um consultório particular) ou mesmo de professor universitário (ministrar aulas em alguma faculdade). Da mesma forma, um médico (profissão) pode ter a ocupação de dermatologista (responsável por curar doenças de pele) ou, ainda, ter a ocupação de pesquisador (aquele que busca curas e vacinas para doenças, analisa casos inéditos, etc.). A cada ano, surgem novas ocupações dentro das diversas profissões.



Se um adolescente quer ter um consultório médico para atender crianças deve prestar o curso de Medicina e procurar pela ocupação de pediatra na fase de residência, isto é, quando o médico escolhe uma área de especialização. Se não tiver condições de fazer esse curso, ele pode procurar a Psicologia, a Psicopedagogia, a Nutrição, a Fisioterapia, e trabalhar com crianças em um contexto clínico. Assim, conhecer a fundo todas as ocupações da profissão que você deseja ajuda a evitar decepções e a criar alternativas para seus sonhos.

Carreira: é o conjunto de atividades que uma pessoa segue em uma mesma profissão. De maneira sucinta, a carreira é a sucessão de atividades em uma mesma formação. Por exemplo, no meu caso, atuo em diversas ocupações diferentes na mesma carreira de psicólogo: sou psicoterapeuta clínico, escritor, palestrante e professor escolar. Já fui professor universitário, pesquisador e orientador educacional.

Por Leo Fraiman – Livro Projeto de Vida, 100 dúvidas.

  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

2 Comments

Deixe uma resposta