"Somos um grupo de amigas que queremos estudar psicologia. Temos todas mais de 60 anos e nem pensamos em voltar à escola, fazer vestibular. Não há condições. Mas como e por onde começar?"

Grupo alegre, Porto Alegre (RS)

Idosos Estudando

Ana Fraiman

Os melhores alunos são aqueles que estudam por prazer e captam o significado do que aprendem. A escola infelizmente, não está preparada para atender à demanda dos idosos, nem em sua estrutura, nem em sua pedagogia. O negócio é partir para o ensino alternativo.

Procurem por alguns profissionais (ou mesmo estudante gabaritado) que esteja disposto a montar um grupo de estudo com vocês. Procurem anunciar no jornal da cidade, no mural da faculdade ou no próprio Conselho Regional de Psicologia. O ensino precisa começar a abranger as pessoas de idade, e as reivindicações de grupos como vocês são mais do que justas e adequadas.

Fonte: Coluna VELHICE da revista CLAUDIA - Por Ana Fraiman

VELHICE - Como conviver com essa realidade
Ana Perwin Fraiman - psicóloga, com curso de aperfeiçoamento em Gerontologia Social pelo Instituto Sedes Sapientiae, SP. e pós-graduada em Psicologia Social pela USP.

 

Inscreva-se no Canal Ana Fraiman no Youtube para não perder nossos conteúdos em vídeo: 

 
  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

Deixe uma resposta