Meu tema central não tem sido o envelhecimento? Família e envelhecimento... E agora, dislexia?

Dislexia

Fui convidada a conhecer a ABD e, por que não? Quando alguém quer mostrar seu trabalho para mim, fico querendo conhecer o trabalho desse alguém, que ‘fala de boca cheia’ sobre o que faz e como faz e o bem que isso traz para outras pessoas e famílias. Saí de lá tocada pelo encontro que me abriu novos rumos e interesses.

Presente à Associação Brasileira de Dislexia, minha alma vibrou. Mais uma grande chance de colaborar com um grupo de pessoas simplesmente encantadoras, sábias e honestas.

De pronto, minha disposição: conhecer mais de perto do que se trata e como isso afeta as crianças em idade escolar, os jovens na iminência de fazer uma entrevista de trabalho ou de prestar o vestibular. Um graduando com dificuldades de redigir seu TCC e, mais além, o desespero de quem se vê às voltas com as dificuldades de escrever sua tese de doutorado.

Esta estória me foi contada, pela Ângela*. Pequena, porém contundente. Procurada por um homem de seus 73, 74 anos, seu trabalho com este senhor teve início com uma singela pergunta: - Eu vim aqui, não por nada, não. Já tenho bastante idade e acho que não vai dar para fazer muita coisa comigo. Mas tem uma coisa que eu quero. Olhando-a nos olhos, com o dedo indicador apontado para a sua própria cabeça, disparou: - Preciso saber se eu tenho alguma coisa ou se eu sou burro, mesmo. Eu sou burro ou não sou?

Não precisei de mais nada para entregar meu coração a esta causa, que incluo desde já a minha plataforma política para me eleger Vereadora, no próximo dia 02 de outubro.

Leia também:
Curiosidades da Dislexia
Dislexia não é doença. É diferença.

*Maria Ângela Nogueira Nico, é vice-presidente da ABD.
Maiores informações pelo site: http://dislexia.org.br

  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

One Comment

Deixe uma resposta