No século 20, o mundo tinha suas bases em ordem, no emprego, em planos definidos. Havia idade certa para casar, para ser promovido, para ter filhos.

Mundo em transformação

A vida era toda planejada, tinha estabilidade. As pessoas tinham um casamento só, uma profissão para o resto da vida. Os papéis do homem e da mulher eram bem definidos. Tudo isso proporcionava segurança.

Conforme Richard Sennett, no livro A cultura do novo capitalismo, essa ordem se desfez no ar, dando lugar ao mundo da mudança e da autogestão. Hoje, temos diretores de 30 anos de idade e profissionais de 60 anos voltando ao mercado de trabalho. Há um apelo para a troca, para a mudança, muito grande. Atualmente, nem a roupa de homens e mulheres é mais predefinida, muito menos as profissões.

Cada um de nós vai construindo a vida como deseja. Isso pode ser muito bom, mas, para quem não sabe fazer escolhas, não cresceu com autonomia, pode ser um grande problema. Esse mundo traz novidades, ansiedade e alegrias.

Saber se relacionar é um grande diferencial para todas as áreas, até mesmo para a pesquisa, teoricamente um trabalho solitário. O pesquisador precisa dos relacionamentos para conseguir as bolsas de estudo, as publicações, e o acesso aos melhores dados. Temos de criar parcerias para qualquer atividade. Os relacionamentos são importantes até para a saúde, a felicidade e o grau de inteligência.

Outra característica nesse novo cenário é o empreendedorismo. Há cada vez mais sociedades de serviços e menos empregos de carteira assinada. Com isso, as pessoas são mais livres para empreender. Também é um mundo de funções específicas, em que as pessoas precisam saber se adaptar e readaptar, fazer do jeito que o cliente quer, não como elas desejam.

Fonte: FRAIMAN, Leo. Como ensinar bem a criança e o adolescente hoje. São Paulo - 2013. Editora Esfera.

  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

Deixe uma resposta