Loucura na Menopausa

Loucura na Menopausa

"É verdade que na menopausa muitas mulheres ficam loucas?"

Albino Alves, São Luís (MA)

Loucura na Menopausa
Loucura na Menopausa (Imagem: Divulgação)

Ana Fraiman

A descompensação hormonal na menopausa é insuficiente para provocar qualquer desequilíbrio mental mais sério. O que pode ocorrer é uma pequena instabilidade emocional.

Nessa fase, mulheres mais amadurecidas e conscientes começam a não mais aceitar pressões e rebelam-se. Têm o desejo de largar tudo, principalmente se o ambiente em que vivem for pouco saudável. Rompem o silêncio e desafiam a tudo e a todos, gritando suas verdades há tanto tempo sufocadas, e, por isso, são chamadas de “loucas”. Depressão, angústia, dores generalizadas no corpo, fraqueza, falta de concentração e de interesse são frequentes nas mulheres que ainda sentem muito medo de dizer e fazer o que têm vontade. Mas para esses pequenos males há tratamentos eficazes.

Fonte: Coluna VELHICE da revista CLAUDIA (publicados entre as décadas de 80 e 90) - Por Ana Fraiman

VELHICE - Como conviver com essa realidade
Ana Perwin Fraiman - psicóloga, com curso de aperfeiçoamento em Gerontologia Social pelo Instituto Sedes Sapientiae, SP. e pós-graduada em Psicologia Social pela USP.

 

  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.



Deixe uma resposta