A escolha profissional é uma das mais importantes. Porém, que sentido seria uma vida com sucesso profissional sem amor? A escolha amorosa pode ser considerada tão importante quanto a definição da carreira.

Por Leo Fraiman*

Escolha profissional
Imagem: Pixabay

Sem dúvida, a escolha profissional é muito importante porque dela virá o seu sustento, algumas de suas realizações, uma parte do seu crescimento e do desenvolvimento pessoal. Além disso, é com essa escolha que você pode dar sua contribuição para o avanço da sociedade como um todo. Por todas essas razões, é que podemos encontrar pessoas muito felizes com a vida profissional, que sentem um verdadeiro prazer no seu dia a dia.

Na minha opinião, dizer que a profissão é a principal escolha da vida de alguém é dar um peso excessivo a esse momento. De acordo com Richard Bollesm considerado o maior consultor de carreiras dos Estados Unidos, a tendência mundial é que as pessoas façam pelo menos duas novas escolhas profissionais ao londo da vida.

A cada ano, são formadas novas demandas de trabalho. Quem poderia imaginar há vinte anos, que trabalhar com Design e Programação de Games poderia ser uma atividade rentável? Hoje em dia, é! Se um rapaz dissesse a seus pais que iria prestar vestibular para Gastronomia, há dez anos, eles, provavelmente, ficariam escandalizados. Atualmente, essa visão já mudou muito, pois a profissão ganhou um novo status e reconhecimento. O mundo do trabalho está sempre mudando. Marketing, por muitos anos, era uma carreira viável apenas depois do curso de administração, mas hoje é uma graduação independente.

Vale lembrar que você vai conviver com as glórias e os infortúnios, com as alegria e as dificuldades da profissão que escolher por 8, 10 ou 12 horas do seu dia. Então, essa é uma escolha que merece um cuidado especial, mas que não pode ofuscar a importância de outros aspectos igualmente significativos e decisivos da sua vida.

 

*Referência: FRAIMAN, Leo. Projeto de Vida: 100 dúvidas. 1ª edição. São Paulo: Editora Esfera, 2013. [saiba+]

 

  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

Deixe uma resposta