Mau Hálito

Simples. Diga o mais diretamente possível: - Posso lhe dizer uma coisa importante que poderá incomodá-lo, mas que vai ajudar pra caramba?! Diga isso com um discreto e afável sorriso, e aguarde pela reposta. Em geral as pessoas concordam em ouvir o que você terá a dizer-lhes. Afaste-se com ela, dos olhares e ouvidos de outras pessoas. E seja rápido(a).

Leia também: Como avisar o professor que ele está com a braguilha aberta, sem constrangê-lo na aula?

- Vou dizer a você, como eu gostaria que um(a) amigo(a) dissesse para mim. O negócio é o seguinte: procure um médico ou um dentista, que alguém deles vai te ajudar. Reparei que, quando você se aproxima, seu hálito não está cem por cento. Vai ver que é uma coisa simples, que logo você poderá tratar e solucionar. Pode ser um problema digestivo ou dental, mesmo. Rapidinho você vai estar ótimo(a)! E eu vou ficar feliz com isso, tá? Depois me conta.

Sem enrolar demais e, nem precisa se utilizar destas mesmas palavras, o fato é que, quem tem mau hálito em geral não percebe! O olfato da gente se acostuma com os odores do nosso próprio corpo e não distingue quando há um problema de saúde a ser corrigido. Em se tratando de hálito, em geral os outros percebem antes.

Ao dizer ‘depois me conta’ você sinaliza que ela ou ele não está sozinho(a) nessa, que você quer que a pessoa melhore. Assim, mesmo que fique envergonhada, não vai se sentir desprezada, nem humilhada. Vai se dar conta de que você a está ajudando mesmo e que se interessa pelo seu bem estar. Mas se essa pessoa ficar brava, fizer cara feia, bem... Você terá feito a sua parte. Parabéns.

  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

Deixe uma resposta