Ana Fraiman, psicóloga. CRP - 06/8429

Mestre em Psicologia Social pela USP, em 1990, com a dissertação: Nós e nossos velhos, forças que falam e forças que se calam.

Em 2010 obteve seu doutorado pela PUC-SP em Ciências Sociais, área de Concentração em Antropologia , com a tese: Assédio Moral, Danos Morais e Outros Danos na Aposentadoria – Conhecer, Corrigir e Superar.

Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Social e do Trabalho, pelo CFP - Conselho Federal de Psicologia.

Atende em seu Consultório em São Paulo: Psicoterapia para adultos, idosos e familiares. Design de Projeto de Vida e Transição de Carreira para jovens, adultos e profissionais prestes a se aposentar.

Pioneira na área do envelhecimento social,  idealizou modelo de PPA - Preparo para uma Aposentadoria Ativa, já em 1983. Atualmente aplica um modelo alinhado com o paradigma da Sustentabilidade, através de Oficinas Temáticas.

Nos anos 80, inaugurou a coluna Terceira Idade na Revista Cláudia, Editora Abril, onde permaneceu por 14 anos, na qualidade de primeira articulista a abordar a questão da terceira idade em revista de tiragem mensal de circulação nacional.

Palestrante e conferencista, viaja por todo o país, ministrando cursos junto a empresas públicas e privadas. Tem por foco o desenvolvimento humano e social.

Biografia

Desde 1978, formada pela UNIP, Ana Fraiman atende em seu consultório em São Paulo, a adultos, idosos e casais.

Realiza cursos de Desenvolvimento Pessoal com foco no autoconhecimento. Presta orientação familiar para pais e familiares de idosos. Faz Coaching e Mentoring de Carreira, junto aos jovens e adultos, pelo método OPEE do Professor Leo Fraiman, desde as primeiras escolhas, até o design de um Projeto de Vida Atualizado para uma Aposentadoria Ativa, utilizando-se do seu método LONGES – Longevidade com Sustentabilidade.

Realiza, em equipe, um processo de Coaching Familiar em empresas e escolas. Especialista em Psicologia Clínica, reconhecida pelo CFP – Conselho Federal de Psicologia- tem ampla formação em várias escolas de pensamento e técnicas psicoterápicas. Distingue-se por sua formação eclética: análise transacional, psicologia existencial, psicoterapia de inspiração cognitivista, dentre outras.

Ana Fraiman consolidou-se na área de preparo para uma aposentadoria ativa e pós-carreira, desde o início da década de 80, trabalhando em quase todos os estados do Brasil, junto a grandes empresas, públicas e privadas. Em razão de seu pioneirismo e arrojo, desenvolveu método próprio, multidisciplinar, que cresceu e adquiriu maior visibilidade ao multiplicar este conhecimento na formação de técnicos nesta área e treinamento de equipes in Company.

Foi idealizadora e primeira coordenadora do CEFTI – Centro de Estudos da Fundação Terceira Idade, junto à ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada (Fundos de Pensão). Realiza Encontros Técnicos e grupos de Estudos. Dialoga com a própria e demais áreas do saber mediante atualização e frequente participação em Congressos de várias especialidades. Ministra cursos, palestras, oficinas temáticas e workshops. Tem especialidade, reconhecida pelo CFP – Conselho Federal de Psicologia em psicologia social e do trabalho.

Empreende pesquisas em parceria com o Instituto Vida e Trabalho, desde os anos 90, percorrendo o país em eventos promotores de uma aposentadoria ativa, apoiados por várias entidades – públicas e privadas – como SESC, SEBRAE, UNIVERSIDADES, SECRETARIAS DE ESTADO E MINISTÉRIOS, divulgando publicações – para as quais inclusive contribui – e estimulando o empreendedorismo junto à população. Integra o corpo docente do INPG – Instituto Nacional de Pós-graduação, onde ministra cursos que versam sobre liderança e motivação, comunicação humana eficaz e, andragogia para o Ensino Superior e para as Universidades Corporativas.

É mediadora autorizada pelo IMAB – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil e, em 2012 realizou um processo de atualização e reciclagem em seu desempenho profissional como consultora, tendo obtido seu certificado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organizações, filiado ao ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes.

Em 1988, Ana Fraiman publicou seu primeiro livro, Coisas da Idade, pela Editora Hermes, SP – São Paulo. Desde então já publicou mais 8 livros de sua autoria, dentre eles: Avó de Biquini e Para ser um bom avô, pela Editora Gente, São Paulo – SP, Sexo e Afeto na Terceira Idade, pela Editora Gente, Paz de Espírito e, O chefe dos meus sonhos, ambos pela Editora Alexa, São Paulo – SP.

Em 2012 lançou o Doutor@, o que eu f@ço? pela Editora Scortecci, São Paulo- SP, fruto de extenso trabalho realizado na internet em um site de relacionamentos, onde publicou, semanalmente, por mais de 3 anos, respostas a questões enviadas pelos internautas para o www.maisde50.com.br, que geraram grande movimento e apreciação ali registrados, na qualidade de Consultora e Especialista. Tem participado com capítulos específicos, versando sempre sobre a pessoa humana, seus relacionamentos, afetividade e sexualidade e, outras das questões básicas existenciais, de inúmeras publicações destinadas tanto para o público leigo, como de especialistas de outras áreas.

Também publica textos e dá entrevistas para House Organs e para Revistas de Psicologia Humana e das áreas de RH. Contribuiu durante 14 anos para a Revista Cláudia, Editora Abril, com artigos, entrevistas e no espaço destinado às perguntas e respostas junto aos leitores da coluna Terceira Idade, em Cláudia Responde, com isso inaugurando com exclusividade, o primeiro veículo no Brasil a ventilar o tema junto a grande população.

Ana Fraiman é pós-graduada em Gerontologia Social, pelo Instituto Sedes Sapientiae, em 1979, São Paulo. Nos anos 80, alcançou o nível 3 na Formação em Análise Transacional. Recebeu nos anos 90, o título de Master em PNL com a Formação em PNL-Programação Neurolinguística.

Prosseguiu nesta área, aprofundando-se em tratamentos voltados para a saúde geral, conquistando o título de Time Line Therapist (Haway University). Nos anos seguintes fez formação básica (Níveis 1 e 2) em TSPT-Tratamento do Stress Pós-traumático e em EMDR, com Francine Schapiro e Magda Pearson.

Em 1990 conquistou seu título de mestre em psicologia, pela USP – com dissertação sobre o envelhecimento pessoal e social, highlights em psicologia social e, em 2010 obteve seu título de doutora em ciências sociais, pela PUC-SP, highlights em antropologia.

  • Psicologia Geral e Psicologia do Desenvolvimento;
  • Psicologia da Aprendizagem de Adultos: Andragogia e Gerontogogia;
  • Didática e Metodologia de Ensino Superior; Criatividade Gerencial;
  • Gerontologia Social Básica Aplicada;
  • Sexualidade e Afetividade: da infância à alta velhice;
  • Comunicação Humana (PNL)