Situações constrangedoras são rapidamente superadas quando a gente vai direto ao ponto, com simplicidade e amizade. Pense que, se fosse com você, se sentiria muito grato(a) à pessoa que lhe ‘deu o toque’. Lembre-se: tudo pode piorar, tudo pode melhorar.

Braguilha aberta

- Professor. (Fale somente com ele e de costas para os demais). Tenho certeza que o senhor (você) não se deu conta. A sua braguilha está assim, bem, aberta. Vai rapidinho lá fora e fecha, tá? Fico aqui esperando. Um sorriso e tchau, miau.

Leia também: Como driblar o mau hálito de um colega que se aproxima de mais quando conversa?

Em toda a minha longa vida de festas, bailes e casamentos, somente numa única vez não foi possível – porque não seria adequado – alertar uma jovem senhora que o cabo de seu pente pendia para fora de sua bolsinha de seda a tiracolo.

A situação era a de um cortejo matrimonial. Os pares de padrinhos já estavam a meio caminho e, uma das madrinhas, lindamente vestida, de vestido drapeado e decote pronunciado, cachos e flores nos cabelos finamente penteados e lá, quase roçando suas pernas, o cabo de um pente muito do mocorongo. Plástico rosa, por sinal! A maior pobreza.

Logo após surgiria a noiva e o melhor a fazer era calar a boca e deixar rolar, tipo ‘faz de conta que ninguém está vendo nada’.

Quem seria o estraga prazeres da hora?! Tem vezes em que menos é mais. Calar a boca também é contribuir. Mas que as risadas e cutucadas rolaram pela igreja, ah, rolaram. A maioria segurando o estômago, para não cair na gargalhada. Ao final, quando a noiva entrou, estávamos todos sorridentes, excitados e a cerimônia foi muito emocionante. Na saída do cortejo, alguém mais viu alguma coisa? Qual o quê? A graça foi na entrada e pronto.

Psiu! Alguém aqui nasceu vacinado(a) contra gafes? Eu, com certeza, não!

  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

Deixe uma resposta