"O meu pai, que é viúvo há quatro anos, arrumou uma amiga e está de namoro firme. Ele conta tudo para minha filha (sua neta), mas comigo nem abre a boca. Acho que, com 72 anos, já não tem mais idade para essas coisas. Devo dizer-lhe isso com franqueza?"

Pergunta de Aparecida Soares, Curitiba (PR)

Ana Fraiman

É comum que os avós e netos se entendam melhor entre si que pais e filhos. À medida que se sentem mais livres de preconceitos e menos dispostos a ficarem criticando e controlando a vida uns dos outros.

Você quer dar uma opinião a seu pai ou quer submetê-lo a sua autoridade? Talvez o namoro dela faça com que você se sinta insegura, enciumada, relegada a segundo plano… e seja isso que você não está admitindo. Em qualquer idade, são mais felizes as pessoas que amam e são amadas e você, por mais que goste dele, não poderá lhe dar o que outra mulher lhe oferece. Lembre-se: também esta amiga não substituirá você no coração do seu pai.

Fonte: Coluna VELHICE da revista CLAUDIA - Por Ana Fraiman | Dez/1984

VELHICE - Como conviver com essa realidade
Ana Perwin Fraiman - psicóloga, com curso de aperfeiçoamento em Gerontologia Social pelo Instituto Sedes Sapientiae, SP. e pós-graduada em Psicologia Social pela USP.

 

  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

Deixe uma resposta