"Tenho 57 anos. Afinal, não sou tão velha assim, não é mesmo? Mas há mais de 40 anos venho cuidando de casa, roupa, cozinha. Cansei! Pela primeira vez na vida, quero uma empregada fixa, e não só faxineira. Quero alguém que me ajude com a louça do jantar ou mesmo me traga um chazinho fora de hora. Só que meu marido não admite uma estranha morando conosco. Como convencê-lo?"

Dirce Tereza Matos. Santos (SP)

Idosa Doméstica
Imagem: Fabiano Maia (jj.com.br)

Ana Fraiman

Dirce, este é um dos graves problemas da mulher, a quem não é permitido aposentar-se do trabalho doméstico. Assim como o homem necessita preparar-se para a sua aposentadoria (anos antes), também a mulher necessita ser orientada para essa nova fase. O ideal é que o casal seja esclarecido e apoiado em relação às suas novas condições.

Dificilmente as pessoas aceitam bem uma grande e repentina mudança que contrarie seus hábitos. É preciso tempo para que se acomodem e estabeleçam novos acordos.

Para resolver o seu caso, use de firmeza de vontade, paciência e compreensão, até que seu marido entenda que não é justo que você se sacrifique interminavelmente pelo bem-estar dele. Se você se submeter, o resultado é que fará tudo de má vontade, com rispidez, e isso irá voltar-se contra ele. Uma auxiliar doméstica competente e discreta, biplanos em conjunto. Talvez, participando da seleção e contratação da empregada, ele acabe se mostrando mais razoável.

Fonte: Coluna VELHICE da revista CLAUDIA (Década de 80) - Por Ana Fraiman

VELHICE - Como conviver com essa realidade
Ana Perwin Fraiman - psicóloga, com curso de aperfeiçoamento em Gerontologia Social pelo Instituto Sedes Sapientiae, SP. e pós-graduada em Psicologia Social pela USP.

 

Inscreva-se no Canal Ana Fraiman no Youtube para não perder nossos conteúdos em vídeo: 

 
  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

Deixe uma resposta