O mais provável é que, num novo emprego, seu chefe sinta-se ameaçado por você. Ou que você se sinta atemorizado por uma chefia mais jovem e mais bem preparada.

Trabalhador Aposentado
Foto Ilustrativa: Pixabay

“É engraçado observar como o meu gerente me olha torno. Parece que tem medo de mim, de ser reprovado, sei lá o quê. Imagine, eu ter que pedir para a firma comprar um rolinho de papel de fax e o cara tirar do bolso o dinheiro para eu ir comprar. Não é que eu não possa fazer isso, mas é constrangedor para os dois. Os donos dão para ele um certo dinheiro, semanalmente e, quando acaba, quando não tem o suficiente, o serviço para, porque ele não pode pedir mais. Os donos não dão. Então, o serviço para. Você já viu isso?! O serviço para. Acho que eu também faço cara de quem não gostou. Só que eu não vejo a minha cara. Só vejo a dele. E é dose! Tive que aprender a andar no ritmo deles, mas não consigo deixar de pensar que estou trabalhando numa firmeca de merda. Fazer o quê? Foi o que me apareceu. E dadas as circunstâncias, nem tenho do que reclamar, já que ainda consigo ganhar algum...”

Uma das coisas mais estranhas é o medo que um chefe inseguro tem de uma pessoa bem preparada. Um volume enorme de profissionais, muito bem qualificados, está tendo que omitir sua experiência profissional para não atemorizar aqueles que poderão vir a contratá-los. E, aqui entre nós, chefe inseguro não falta! Muitos deles ainda por cima são mais que inseguros, são inexperientes mesmo.

Contratar alguém que poderá questioná-lo ou, no mínimo, detectar suas “burrices” não é conveniente. Então, os aposentados mais bem qualificados são descartados, mesmo que se sujeitem a ganhar um terço daquilo que ganhavam anteriormente.

Ana Fraiman | A Era do Javalí – Verdades em tempo para aqueles que se aposentam. (Saiba+)

Inscreva-se no Canal Ana Fraiman no Youtube para não perder nossos conteúdos em vídeo: 

 
  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

Deixe uma resposta