O seu negócio seja qual for, vai sugar suas economias. Pense bem. E se você imagina trabalhar menos ao se aposentar, não abra um negócio próprio!

Aposentado empreendedor
Imagem Ilustrativa : Pixabay

"Logo vamos ter que sair daqui. Não está dando mais para manter os preços, a freguesia baixou pela metade. E o barulho, ficou simplesmente insuportável. Ninguém nos avisou que esse trecho todo haveria de ficar interditado por meses a fio. Os buracos, a direção das ruas... Você reparou na bagunça de trânsito, que está por esses lados?! O pessoal não quer mais vir até aqui. E, mesmo aqueles que vêm à pé, quem é que quer almoçar com esse barulhão todo martelando na cabeça? Eles têm razão. Mas fazer o quê? Vamos ter que começar tudo de novo. E a gente não sabe o quê."

Waldemar abriu um pequeno restaurante "por quilo" de comida árabe, numa rua muito bem situada num bairro nobre da capital. Logo atraiu enorme freguesia. Estava indo mais do que bem, dando um excelente retorno, até que foram colhidos por uma obra da prefeitura.

Por um bom tempo o seu negócio vai sugar boa parte de suas economias. Além de tirar sua saúde, sua disposição, seu sono e suas esperanças de ganhar mais. Você vai empatar quase todo o seu dinheiro e, talvez, seu novo negócio sugue tudo! Você deverá estar preparado para enfrentar e suportar as estimativas mais pessimistas sobre os resultados esperados. Por que mais pessimistas, mesmo que você esteja muito otimista e tudo aponte para o sucesso de sua empreitada? Porque qualquer negócio novo tem variáveis que não são pensadas antes, que não são cogitadas ou não podem ser conhecidas até que você esteja tocando o seu próprio negócio.

Ana Fraiman | A Era do Javalí – Verdades em tempo para aqueles que se aposentam. (Saiba+)

Inscreva-se no Canal Ana Fraiman no Youtube para não perder nossos conteúdos em vídeo: 

 
  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

Deixe uma resposta