75 anos. E com muito gosto.
Imagem: pixabay
1. Se você já chegou aos 75, então, já não dá para se comportar feito um menino. Seu estilo de vida deve corresponder a uma pessoa dessa idade!

Leia também:
Dicas Para Maiores de 60 Anos (e para quem vai chegar lá)
Idosos Órfãos de Filhos Vivos – Os novos desvalidos
Aposentadoria: Um Novo Contrato Com A Vida

2. Procure se lembrar das coisas. Se não consegue, então escreva num papel e procure se lembrar de onde guardou o papel!

3. Não se apresente com muito entusiasmo a pessoas novas. Podem ser velhos amigos dos quais você já não se recorda mais!

4. Nunca mostre as fotos dos netos. Nem fale dos seus achaques. Quando conhecer alguém, você tem o direito de mencionar somente um neto e contar de uma única enfermidade por reunião!

5. Não fique despeitado dos amigos que contam conseguirem fazer 5 vezes por noite. Estão falando de ir ao banheiro!

6. Não se exceda nas histórias de como as coisas eram na sua juventude. O pessoal mais novo está se lixando em relação ao século passado. Isso é coisa para se conversar com pessoas da sua idade. Então, aproveite.

7. Não conte mais piadas de sogras. A sua já não existe mais. E a sua esposa, ou mesmo a sua filha, já é sogra de alguém.

8. Mantenha alguns segredos. Quando conversar com seus netos sobre o que eles aprendem na escola, não os deixe saber que você já passou por lá, que foi expulso por mau comportamento e que também conheceu pessoalmente aqueles cujos retratos decoram os corredores do colégio onde eles estudam hoje.

9. Lembre-se de que IPhone e IPad não são comidas. E que, quando seus netos falam de tablets, não se referem a medicamentos para os quais se necessitam receitas.

10. Aceite as coisas com amor e entendimento. Não importa onde você esteja, o que está fazendo. Sempre há uma luz no fim do túnel.

11. Não espere, não presuma, nem exija algo. Faça o melhor que você puder para ter o controle sobre as circunstâncias em que você vive. Ou muda-las. Mas lembre-se de que não se pode ter, nem controlar tudo.

12. Procure ser simples e não julgue. O que tiver que ser, será. Muitas vezes sentimos que a vida é complicada, mas tudo de que se necessita é fazer uma coisa por vez.
13. Você não tem que dar conta de tudo ao mesmo tempo. Seja atento, viva no presente e faça o melhor que possa. Tudo de bom que houver feito nesta vida, um dia, a vida vai lhe devolver em dobro.

14. Não mude seu jeito de ser por conta de outras pessoas. Procure estar com pessoas que o aceitem como você é. Sempre diga o que pensa, mas somente se lhe perguntarem.

15. Não se importe se suas opiniões forem muito diferentes das opiniões dos outros. Também, não queira mudar as opiniões deles.

16. Quando você é verdadeiro com você mesmo, com certeza você acrescenta mais beleza a este mundo. Você não é quem queria ser. E está tudo bem com isso.

17. Você passou por muitas coisas na sua vida. Estudou, foi ferido, foi amado, você mudou etc. Aprendeu muitas coisas e as novidades fizeram-no mudar de uma ou de outra maneira.

18. Algumas vezes reconhecemos que já não somos como éramos e isso é perfeitamente normal e desejável. Todo mundo muda.

19. As pessoas com quem você convive estarão sempre apontando as suas mudanças. Algumas o farão com gentileza e apreço. Outras haverão de desmerece-lo. Isso é problema delas, não é seu.

20. Quando não gostar de alguma coisa que lhe disseram, simplesmente responda que sim, que você já não é mais o mesmo: - Claro que mudei. Igual a você. E a pessoa que entenda o que quiser com isso.

Texto extraído e revisado de Tudo por E-mail.

  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

Deixe uma resposta