Já ouviu a expressão "rir é o melhor remédio"? E é mesmo! O riso tem-se mostrado um alívio para a dor, minimiza as chances de ficarmos doentes e, obviamente, é um poderoso estimulante do humor.

10 fantásticos benefícios do Riso

1. Redução da agressividade
Às vezes sentimos vontade de “chutar o pau da barraca”, e mandar tudo às favas, juntamente com a vontade de agarrar alguém pela garganta. É normal. Porém, quando estamos a ponto de perder o controle, devemos fazer uma pausa e rir. O Dr. Fran Walfish, terapeuta de relacionamentos, diz: - O riso relaxa o corpo e alivia o estresse. Também é uma liberação saudável aceitável dos impulsos agressivos. O som do riso pode equivaler-se ao grito. Há um alívio. O riso é um benefício extra, que nos ajuda a lidar com as preocupações diárias. Rir da gente, mesmo, é espetacular. Pesquisas demonstram que o riso reduzir os níveis de cortisol e adrenalina, que são os hormônios do estresse.

2. Redução do estresse
Quando você sentir que o estresse está ficando fora de controle e começa a sobrecarrega-lo, encontre um motivo para rir. Isso ajudará você a relaxar física e mentalmente: assista a uma comédia, veja alguns vídeos divertidos no YouTube ou leia textos cômicos. Brincar com cachorrinhos nos faz rir, também.

3. Melhora a sua respiração
Quando você ri em voz alta, você exala por mais tempo, remove o ar residual de seus pulmões, substituindo-o por ar fresco, mais rico em oxigênio. Mesmo se você fizer de conta que ri, ainda assim será eficaz. Esta técnica é conhecida e utilizada para ajudar pessoas com asma e outros problemas respiratórios.

4. Músculos e sistema cardiovascular mais saudáveis
Uma boa risada um relaxante muscular eficaz. É ótima para aliviar músculos rígidos e doloridos. Risos também aumentam a pressão arterial e a frequência cardíaca, mas quando você para de rir, eles voltam ao normal. Esta reação é semelhante ao exercício aeróbico, que ajuda a melhorar seu sistema cardiovascular.

5. Fortalece os músculos abdominais
Quando você está rindo, seus músculos abdominais expandem e contraem, semelhante a quando você está fazendo flexões. Também outros músculos participam de uma gostosa gargalhada, daquelas que dá dor no estômago. Enquanto você ri, está relaxando e exercitando-se ao mesmo tempo. Além disso, pense que ótimo é rir enquanto se exercita!

6. Estimulante do sistema imunológico
De acordo com HelpGuide.org: - O riso diminui os hormônios do estresse e aumenta as células imunológicas e anticorpos que combatem as infecções, melhorando, assim, a sua resistência às doenças. Basicamente, quanto mais você rir, menos você vai ficar doente!

7. Aumenta a queima calórica
Quando você ri por aproximadamente. 10 minutos, a sua frequência cardíaca efetivamente aumenta e você queima cerca de 40 calorias. No entanto, este não é um método de perda de peso. Você não pode esperar que dar risadas irá queimar as calorias de um cheeseburger com batatas fritas.

8. Ajuda você a reduzir as defesas mentais
Você constantemente sente que se impõe barreiras que são impossíveis de quebrar? Para esses casos, o riso é a solução ideal. O riso enche nossa mente e corpo com pensamentos positivos, o que nos permite quebrar as barreiras que limitam o nosso desenvolvimento, mudando a maneira como vemos a vida.

9. Melhora o processo criativo
Bom humor ajuda a quebrar as barreiras da mente e exercitá-la. Fundador da Sociedade de Estudos do Humor, o Sr. John Morreal, afirma: - Criatividade e humor são coisas idênticas, porque ambos envolvem a ação de associar duas coisas que não têm ligação e criar uma relação entre eles.

10. Afeta o cérebro de forma semelhante à meditação
Quando uma pessoa ri com vontade, os padrões de ondas cerebrais são idênticos aos de uma pessoa que está em um profundo estado de meditação. Essa ação nos ajuda a relaxar e aliviar a dor. Noreen Braman, importante referência em Yoga do Riso diz: - Por muitos anos eu sofria de fibromialgia e, desde 2010 obtive alívio para a dor através do riso, especialmente quando pratico exercícios de rir em grupo.

Texto editado de http://www.tudoporemail.com.br/

  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

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