Como lidar com o medo
Imagem: Pixabay
  1. Quando você pensar que já se conhece o suficiente, alguma coisa vai embaralhar as suas cartas e você será convocado a jogar um novo jogo.
  2. Não tenha medo de trilhar novos caminhos. Tenha medo de que nunca, nada de novo, o atraia.
  3. Confie na sua intuição. Ela haverá de levá-lo aos lugares onde você vai se encontrar. Consulte o seu íntimo. E não deixe de ouvir o que o seu mim responderá ao seu eu.
  4. Na verdade, ninguém sabe o que virá pela frente. Não insista em querer estar no controle, mas abra-se para conhecer mais e mais.
  5. Não deixe de querer muito alguma coisa e se entregar a ela, pelo medo de vir a se decepcionar. 
  6. Ficar parado, em si, já é a própria sensação de decepcionante estagnação. Para que cultivar isso? 
  7. Hesitar, ok. Mas, também, muita certeza não nos cai bem, porque nos rouba a capacidade de nos maravilharmos. 
  8. Pergunte-se: este meu medo do futuro se refere a medos anteriormente vividos? Medos que sinto agora? Ou é falta de amor no meu coração?
  9. Lá atrás, quando você sentiu medo, sabia que conseguiria superá-lo? Então, você não sabia o quanto ainda cresceria como pessoa. Agora, que tal continuar a viver e aprender?
  10. Saiba que a liberdade sempre se faz preceder por muita ansiedade e insegurança. E se faz suceder pelo autorrespeito e pela alegria de viver.
  • Psicóloga formada pela UNIP, Mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.
  • Pesquisadora pelo NEF - Núcleo de Estudos do Futuro, com foco no Ecossociodesenvolvimento | Cátedra Ignacy Sachs, alinhada ao United Nations Millennium Project.
  • Coaching de Carreira e Preparo para uma Aposentadoria Sustentável.

Deixe uma resposta